2 de janeiro de 2015

Conheçam Whisky Ballantine's

A história da marca BALLANTINE’S começou em 1827, quando o filho do fazendeiro George Ballantine abriu uma pequena loja de mantimentos na cidade de Edinburgo na Escócia. Ele também fornecia uma escala seleta de whiskys a uma clientela distinta. Em 1872, quando abriu um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Concentrou-se no comércio de vinho e whiksy, especialmente o Old Glenlivet e Talisker Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas de whisky, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George Ballantine & Son Ltd, uma grande exportadora de whisky. Aposentou-se em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior, morrendo uma década depois.


O negócio continuou a prosperar sob o comando de Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos de bebidas. A família Ballantine’s capitalizou o sucesso em 1919, aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a força do nome BALLANTINE’S, os novos proprietários começaram a desenvolver a marca que haviam comprado, Introduzindo, no ano seguinte, o Ballantine’s Finest (whisky envelhecido 8 anos). Na década de 30 foram introduzidos os whiskys Ballantine’s 17 Year Old e 30 Year Old, este último um whiskys raro e exclusivo, único em sua categoria na época.

Depois de 1933, com o fim da “Lei Seca” nos Estados Unidos, a marca é introduzida no mercado americano. A perseverança em conseguir distribuir seu produto no país criou a maior e melhor rede de distribuição da costa leste. Porém, recursos cada vez mais substanciais eram precisos para competir no crescente mercado mundial. Estes recursos vieram em 1937 através da empresa Hiram Walker Gooderham & Worts, uma grande destilaria canadense, que adquiriu parte do capital da George Ballantine & Son. Uma das primeiras ações foi à compra de uma destilaria na cidade de Miltonduff, perto de Elgin, no coração do Speyside, na Escócia. Também construiu uma nova destilaria, em Dumbarton, a 24km da cidade de Glasgow, que foi considerada a maior da Europa por muitos anos. No ano seguinte a empresa recebeu um título chamado Grant Heraldic, reconhecendo a BALLANTINE’S como nobreza escocesa. Desde então, o símbolo (um brasão) desse título aparece em toda garrafa de whisky da marca.

Atendendo a todos os gostos, os whiskys que compõem a família BALLANTINE’S são:

BALLANTINE’S FINEST – Com sabor único e marcante, é elaborado a partir de uma especial seleção composta por mais de 50 diferentes tipos de maltes. A presença marcante dos maltes Miltonduff e Glenburgie, das regiões escocesas de Speyside e Highlands, respectivamente, proporcionam ao whiskys notas de chocolate, maçã e baunilha ao sabor. Esses whisky é responsável por mais de 85% das vendas globais da BALLANTINE’S.

BALLANTINE’S 12 ANOS – Whisky envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 12 anos. Tem cor âmbar dourado, aroma suave e profundo, e sabor complexo com toques de turfa e madeira.

BALLANTINE’S GOLD SEALS – Whisky puro malte de reconhecida qualidade (40 tipos de maltes são utilizados em sua mistura), envelhecido por 12 anos em barris de carvalho.

BALLANTINE’S 17 ANOS - Whisky envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 17 anos. Seu paladar tem toques especiais de mel, madeira e turfa. É um dos líderes de vendas na Coréia, Japão, China e Taiwan - principais mercados para whiskys envelhecidos.

BALLANTINE’S 21 ANOS - Legítimo Whisky escocês envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 21 anos. Sua rara seleção de maltes faz com que sua produção seja limitada. Seu sabor é marcante, com toques de turfa, alcaçuz e levemente apimentado.

BALLANTINE’S 30 ANOS - Whisky envelhecido em barris de carvalho por no mínimo três décadas, possui uma rara e exclusiva mistura dos melhores maltes escoceses. Seu aroma é complexo, com leve doçura e toques de carvalho. Seu paladar também é complexo, além de maduro, com toques florais, de mel, fumo e levemente salinizado. Já o final de boca é muito prolongado e elegante. Foi lançado no Brasil em 2003. É um dos poucos whiskys envelhecidos 30 anos comercializado no mercado brasileiro.

0
0 Comentários