A história da marca BALLANTINE’S começou em 1827, quando o filho do fazendeiro George Ballantine abriu uma pequena loja de mantimentos na cidade de Edinburgo na Escócia. Ele também fornecia uma escala seleta de whiskys a uma clientela distinta. Em 1872, quando abriu um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Concentrou-se no comércio de vinho e whiksy, especialmente o Old Glenlivet e Talisker Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas de whisky, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George Ballantine & Son Ltd, uma grande exportadora de whisky. Aposentou-se em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior, morrendo uma década depois.
O negócio continuou a prosperar sob o comando de Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos de bebidas. A família Ballantine’s capitalizou o sucesso em 1919, aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a força do nome BALLANTINE’S, os novos proprietários começaram a desenvolver a marca que haviam comprado, Introduzindo, no ano seguinte, o Ballantine’s Finest (whisky envelhecido 8 anos). Na década de 30 foram introduzidos os whiskys Ballantine’s 17 Year Old e 30 Year Old, este último um whiskys raro e exclusivo, único em sua categoria na época.
Atendendo a todos os gostos, os whiskys que compõem a família BALLANTINE’S são:
BALLANTINE’S FINEST – Com sabor único e marcante, é elaborado a partir de uma especial seleção composta por mais de 50 diferentes tipos de maltes. A presença marcante dos maltes Miltonduff e Glenburgie, das regiões escocesas de Speyside e Highlands, respectivamente, proporcionam ao whiskys notas de chocolate, maçã e baunilha ao sabor. Esses whisky é responsável por mais de 85% das vendas globais da BALLANTINE’S.
BALLANTINE’S 12 ANOS – Whisky envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 12 anos. Tem cor âmbar dourado, aroma suave e profundo, e sabor complexo com toques de turfa e madeira.
BALLANTINE’S GOLD SEALS – Whisky puro malte de reconhecida qualidade (40 tipos de maltes são utilizados em sua mistura), envelhecido por 12 anos em barris de carvalho.
BALLANTINE’S 17 ANOS - Whisky envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 17 anos. Seu paladar tem toques especiais de mel, madeira e turfa. É um dos líderes de vendas na Coréia, Japão, China e Taiwan - principais mercados para whiskys envelhecidos.
BALLANTINE’S 21 ANOS - Legítimo Whisky escocês envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 21 anos. Sua rara seleção de maltes faz com que sua produção seja limitada. Seu sabor é marcante, com toques de turfa, alcaçuz e levemente apimentado.
BALLANTINE’S 30 ANOS - Whisky envelhecido em barris de carvalho por no mínimo três décadas, possui uma rara e exclusiva mistura dos melhores maltes escoceses. Seu aroma é complexo, com leve doçura e toques de carvalho. Seu paladar também é complexo, além de maduro, com toques florais, de mel, fumo e levemente salinizado. Já o final de boca é muito prolongado e elegante. Foi lançado no Brasil em 2003. É um dos poucos whiskys envelhecidos 30 anos comercializado no mercado brasileiro.