30 de dezembro de 2014

Clássico Rifle Winchester (1866)

O primeiro modelo realmente saiu em 1866, mas a fama do Yellow Boy (em inglês, Garoto Amarelo, devido ao fato de que a arma tinha um receptor de latão dessa cor) não chegou nem perto da versão de 1873, dita “a arma que conquistou o Oeste”.

O lançamento do modelo 1866 começou a mudar radicalmente os rumos da Winchester. A arma fazia muito mais sucesso do que o antecessor Henry, passou a ser a saddle gunpreferida de vaqueiros, rancheiros e  desbravadores do “velho oeste”, que começaram a utilizá-la maciçamente, como companheira dos seus revólveres. Nesta ocasião, havia a oferta de duas variações baseadas em tamanho de cano e capacidade de cartuchos: as carabinas e os rifles. Talvez por esta época tenha recebido carinhosamente o apelido de “Yellow Boy”, uma alusão à caixa de culatra que era produzida em metal amarelo.
As carabinas possuíam canos de 20″ de comprimento e os rifles, canos redondos ou octogonais de 24″ ou 26″. A soleira das carabinas possuía um desenho mais arredondado na parte superior, ao contrário dos rifles que possuíam a curvatura mais acentuada. Finalmente havia a diferença na fixação dos fustes: nas carabinas usava-se uma braçadeira com parafuso trespassante, que contornava todo o conjunto cano e fuste; nos rifles era usado uma meia braçadeira de latão, em formato de “U”, que em alguns modelos servia de suporte para as argolas das bandoleiras. As carabinas possuíam argolas do lado esquerdo, denominadas de saddle ring, que serviam para amarrar a arma no coldre de sela e evitar que ela saltasse para fora durante a cavalgada.
O que tinha de especial nela?  O fato de disparar uma bala a cada três segundos nas mãos de um bom atirador era marketing suficiente, mas havia ainda as campanhas da Winchester Repeating Arms Company, cujos cartazes entoavam romance, aventura, masculinidade e caça aos búfalos.
Rifle Winchester Modelo 1866
O domínio do Oeste em si já é uma proeza significativa, mas esta arma ainda traz em sua história o fato de ter sido usada por Buffalo Bill (notório aventureiro americano) e o general Ulysses S. Grant, (presidente dos Estados Unidos entre 1869 e 1877).

Entre o início da produção e 1920 foram produzidos e vendidos meio milhão de armas, algo extremamente considerável dada a época vigente. Outra grande lenda da arma reside no fato do presidente americano Teddy Roosevelt ter sido baleado por uma em um sáfari na África, em 1909.

A Winchester 73 também têm um filme homônimo de 1950 com a participação de John Wayne, mega-astro dos filmes western.

Winchester 1866 - Yellowboy em ação:




0
0 Comentários